sábado, 19 de junho de 2010

Te dedico.

Pra começar, queria deixar bem claro, que minha vontade neste momento, é ir até o Leblon e saudar este cidadão pessoalmente, mas como não é possível (por hora),
me conformo em deixar aqui registradas algumas linhas, como uma singela homenagem!
Alguns dizem que não gostam de ouvir Chico cantando, preferem suas músicas interpretadas por outras vozes, outros dizem (o que eu achei um puto absurdo) que sua fonte secou.
Pois bem, quero dizer aos que não gostam de ouvir Chico cantando:
Só lamento!
E aos que dizem que sua fonte secou:
Meu caro, se eu fosse você dava um F5 na sua vida e digo mais, isso chega a ser uma blasfêmia, ' fonte de Chico secou', onde já se viu?!?! A fonte de Chico continua jorrando abundantemente, se você não reparou.
Este homem é um ícone da Música Popular (boa) Brasileira, arrisco a dizer que ele é um dos maiores poetas do Brasil, e talvez uns dos maiores do mundo.
Lembrando que poeta no sentido de escrever poesia, e não poema.
Porque a sua poesia está nas suas conhecidas letras de músicas.
Darei aqui um apanhado geral de célebres versos de suas eternas canções.
Falando sobre o amor, teve sensibilidade como poucos para descrever a separação: “Na travessura das noites eternas / Já confundimos tanto as nossas pernas / Diz com que pernas eu devo seguir”, em Eu Te Amo.
Em Trocando em Miúdos, diz “Mas devo dizer que não vou lhe dar / O enorme prazer de me ver chorar”; ou numa falsa satisfação em Atrás da Porta, “Te adorando pelo avesso / Pra mostrar que inda sou tua”, e Olhos nos Olhos, “Olhos nos olhos, quero ver o que você diz / Quero ver como suporta me ver tão feliz.”
Narra separações forçadas pela morte em Pedaço de Mim,“Oh, metade amputada de mim / Leva o que há de ti / Que a saudade dói latejada”, amores estampados em Tatuagem, “Quero ficar no teu corpo feito tatuagem”, nostalgias de dentro para fora de sua nação em Samba de Orly, “Vai, meu irmão / Pega esse avião / Você tem razão / De correr assim”, e Meu Caro Amigo, “Meu caro amigo, me perdoa por favor / Se eu não lhe faço uma visita”, ou de fora para dentro em Sabiá, “Vou voltar / Sei que ainda vou voltar”. Também um belo samba-canção em Desalento, “Sim, vai e diz / Diz assim, que eu sofri / Que eu morri / De arrependimento.”
Amores ciumentos em Logo eu?, “Ela ainda vem pedir, aposto / Para eu deixar a companhia / Dos amigos que mais gosto”, Deixe a menina, “Deixa a morena contente / Deixa a morena sambar em paz”. Muitas metáforas, como Gota d’Água, “Deixe em paz meu coração / Que ele é um pote até aqui de mágoa / E qualquer desatenção, faça não / Pode ser a gota d’água”, Imagina, “Meu amor, abre a porta pra noite passar”, Você, Você, “Que bicho feroz são os seus cabelos / Que à noite você solta”, As Vitrines, “Passas em exposição / Passas sem ver teu vigia / Catando a poesia / Que entornas no chão”, A Volta do Malandro, “Caminhando na ponta dos pés / Como quem pisa nos corações / Que rolaram dos cabarés”, Mulheres de Atenas, “Quando fustigadas não choram / Se ajoelham, pedem, imploram.”
Letras aparentemente ingênuas, como João e Maria, “E você sumiu no mundo sem me avisar / E agora eu era um louco a perguntar / O que que a vida vai fazer de mim”, Quem te viu, Quem te vê, “Você era mais bonita das cabrochas dessa ala”, Carioca, “Gostosa, quentinha, tapioca”. Outras bastante poéticas como Com açúcar, com afeto, “Quando a noite enfim lhe cansa / Você vem feito criança / Pra chorar o meu perdão”, Retrato em branco e preto, “Vou colecionar mais um soneto / Outro retrato em branco e preto”, Choro bandido, “Mesmo que os romances sejam falsos como nosso / São bonitas, não importa / São bonitas as canções”, Beatriz, “Ai, diz quantos desastres tem na minha mão / Diz se é perigoso a gente ser feliz.”
Em Todo o Sentimento, define bem o que seja eterno enquanto dure, "Prometo te querer, até o amor cair doente, doente" e em Joana Francesa narra muito o clímax entre homem e mulher, "Geme de prazer e de torpor"

Chico é simplesmente a composição perfeita de arte, música e poesia.
Hoje, completando seus 66 anos, eu me sinto GRATA, de uma forma gigantesca!
Embora, o aniversário seja do poeta, a agraciada aqui sou eu, o presente é todo meu.
Pela contribuição intelectual
Pela paz de espirito
E por todos os orgasmos musicais que tive ao longo de minha vida, em sua companhia.

Muito obrigada, Chico Buarque de Holanda.

Vida longa! :*

Salve! Salve!

3 comentários:

  1. Flor do nosso coração, esse blog de seu tem a autoria, mas carrega um retrato da saudade que temos de vc! Continue a nos trazer bons textos no modo Flor de ser......Boa sorte, sempre!

    ResponderExcluir
  2. Flor!
    teu blog é lindo. Muito bom tudo isso aqui.
    nossa, sempre converso com meus amigos sobre o GRANDE Chico. e falamos dos orgasmos sentimentais que ele nos causa. O Chico é maravilhoso em todos os sentidos! Ele interpretando "trocando em miúdos"... NOSSA! o que é aquilo?! PERFEIÇÃO MESMO!
    amamos Chico!
    então, Chico merece mais que 66, a gente deseja que ela viva muuito tempo ainda. VIDA longa ao REI.
    (:
    parabéns linda, teu blog é massa!
    abraços,
    Luriana

    ResponderExcluir
  3. Meu querido Sebá, alegra-me te ver por aqui.
    Saudade aos montes! :)


    Quanto a você, Luriana.
    De fato, faltam-me adjetivos para classificar Chico.
    Ele é unicamente fantástico!
    'Teu blog é massa'
    Que lindo isso!
    Que saudade da minha terrinha! (w)
    Sinto-me enaltecida pelo elogios.
    Seja bem-vinda ao meu jardim!
    Aqui é Primavera o ano inteiro.
    Beijos saudosos, linda. :*

    ResponderExcluir